sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Tipos de monarquia

 

A monarquia já foi a forma mais comum de governo da Europa. O que todos os monarcas tinham em comum era uma família real que herdava poderes cerimoniais. Alguns monarcas ainda possuem poderes legislativos. Embora a monarquia absolutista já tenha sido um modelo dominante na Europa, nos tempos modernos, outras formas foram desenvolvidas. A maioria dos estudiosos políticos classificam as monarquias em três tipos.

Monarquia absolutista

Na monarquia absolutista, o rei ou a rainha é tanto o chefe do estado como o chefe do governo. Os deveres do chefe de estado incluem representar o país para estrangeiros; o monarca recebe formalmente diplomatas, por exemplo. Quando um monarca absolutista é chefe do governo, isso significa que o rei ou a rainha possui autoridade total e não é ligado a nenhuma constituição. Nesse sistema, a pessoa aceita o monarca como estando oficialmente acima da lei, já que a própria lei emana da autoridade da coroa. Um bom exemplo de um monarca absolutista na história é Luis XIV. Essa forma de monarquia é relativamente rara no mundo moderno, mas ainda existe na Arábia Saudita, onde o rei Abdullah exerce poder ilimitado sobre seu povo.

Monarquia constitucional

Em uma monarquia constitucional, o rei ou a rainha regem de acordo com uma constituição, que é um plano escrito de governo. A constituição diz os poderes legislativos que o monarca pode exercer e o rei ou rainha devem respeitar esses limites. Monarcas constitucionais geralmente reinam em cooperação com um parlamento eleito, o que significa que essa forma de monarquia existe junto com a democracia. A Espanha é um exemplo de monarquia constitucional. De acordo com a constituição adotada em 1978, o monarca é o chefe de estado e exerce seu poder específico sobre o governo. Um desses poderes é o papel como comandante-chefe.

Monarquia parlamentarista

Uma forma especial de monarquia constitucional é a monarquia parlamentarista. Esse é um sistema no qual a constituição limita o monarca e garante a ele virtualmente nenhum poder real no governo. Um exemplo de monarquia parlamentarista é o Reino Unido. A rainha Elizabeth é chefe do estado, mas não tem papel algum em fazer ou aplicar as leis em seu reino. Seus deveres cerimoniais incluem participar da abertura do parlamento estadual a cada ano, mas ela não tem poder oficial para influenciar o parlamento.

Tendências da monarquia

Nos últimos 500 anos, a tendência dominante em muitas partes do mundo tem sido se afastar da monarquia. As nações europeias mudaram para monarquias constitucionais ou parlamentaristas durante esse tempo e algumas, como a França, foram mais longe e aboliram a monarquia completamente. A maioria dos países do Novo Mundo desistiram de ter um monarca quando ficaram independentes do poder colonial da Europa. Alguns historiadores preveem que essas tendências se espalharão pelas áreas que ainda possuem monarquia absolutista, mas outros pensam que o espalhamento da democracia não é uma constante universal.

FONTE: Ehow.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More